IOGURTE CASEIRO

Olá, meu queridos!

Essa semana, descobri que dá pra fazer iogurte natural em casa de maneira muito simples e fácil, além de ser muito mais saudável do que comprar no supermercado aqueles potinhos cheios de açúcar e ingredientes "escondidos" que não fazem bem ao nosso organismo.

Nós já sabemos dos benefício do consumo de iogurtes, mas sempre vale lembrar que incluí-lo na sua dieta pode ajudar a regular e recompor as bactérias benéficas da flora intestinal - chamadas "probióticos". Esses micro-organismos contribuem para aumentar a imunidade. Um intestino saudável é capaz de separar o que não nos faz bem e absorver melhor os nutrientes, como as vitaminas por exemplo.

Você só vai precisar de 1 litro de leite integral e um potinho de iogurte natural(170ml). Preste atenção no rótulo, porque esse iogurte não pode conter açúcar e nenhum outro componente como "estranho" que não seja leite, ok!?

INGREDIENTES:

1 Litro de leite integral

1 pote iogurte natural (170ml)

MODO DE FAZER:

O primeiro passo é aquecer o forma a uma temperatura de 240 graus celsius por 15 minutos e depois apagar o fogo. Esse procedimento é indicado para criar um ambiente quentinho para o seu iogurte poder fermentar tranquilamente.

Aqueça o leite numa panela, mexendo sempre para não formar nata, até ele começar a formar uma espuminha e apague o fogo. Não deixe o leite ferver! Transfira o leite para uma tijeja (vidro ou cerâmica) e deixe o leite amornar até uma temperatura de 45 graus celsius. Dica: coloque o dedo mindinho no leite e conte 10 segundos. Se você aguentar, é porque o leite já chegou na temperatura certa.

Em outro recipiente, deposite o iogurte natural, acrescente 2 conchas do leite amornado e vá mexendo. (ATENÇÃO: O leite deve estar na temperatura certa para não "matar" as bactérias boas que vão fazer todo o trabalho por nós.) Incorpore a mistura na tijela do leite, mexa, cubra com um papel filme e enrole um tecido na tijela. Pode ser qualquer pano que retenha o calor. (Eu usei uma toalha). Para finalizar, coloque a travessa envolta no tecido dentro do forno quentinho e espera de 8 a 12 horas pela mágica da fermentação. Depois desse período, o seu iogurte já estará durinho mas você precisa deixar-lo por mais 2 horas na geladeira.

Prontinho! Seu iogurte natural caseiro e barato jeans estará pronto para ser consumido. Você pode bater com mel ou frutas para ganhar mais adocicado.

**O ideal é armazenar em geladeira e consumir por até 3 dias.

Aqui em casa, todo mundo adorou!

Experimente fazer e depois vem me contar o que achou.

Bjks.

Namastê

DESTAQUE
RECENTES
ARQUIVO
TAGS
INSTAGRAM
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Google+ - Grey Circle
  • Pinterest - Grey Circle

© 2016 Criado por GET Realizações