6 Oct 2018

6 Oct 2018

Please reload

RECENTES

BEM VINDO!

December 28, 2016

1/1
Please reload

DESTAQUE

QUE TAL UM CHÁ?

22 Nov 2017

 

Essa é uma das minhas mais novas descobertas! Sempre gostei da bebida, mas só fui me aprofundar na arte do chá quando decidi fazer uma quaresma de café (não bebi nem um golinho durante 40 dias) e tive de buscar alternativas. Resolvi variar os sabores e acabei descobrindo que um universo gigantesco envolve essa cultura. 

Provavelmente, assim como eu, você chama qualquer bebida que é infusionada em água fervente de chá, não é? Pois saiba que apenas a infusão das folhas da planta chamada camellia sinensis pode ser chamada de chá. As outras ervas, quando colocadas em água quente são "infusões". É da camellia sinensis que estriamos o  famoso chá verde. Lá vai mais informação: do broto se faz o chá branco e das folhas fermentadas, o chá preto!

 

Viu só!O famoso "chazinho da vovó" é uma bebida tão especial que já foi até motivo de guerras. Engana-se quem acredita que o chá é de origem inglesa, francesa ou japonesa. A China foi quem primeiro começou a cultivar a planta. Depois de muito sigilo e disputas é que a planta foi parar em outros territórios. As aéreas de cultivo, chamadas de jardins, é que dão nome a algumas variedades. O tipo de processamento também define seu nome e sabor: Oolong, Pu-erh, Chong Cha, lapsang souchong e assim vai. Muito complexo? É mesmo. Só o chá verde já apresenta algumas classificações: Matcha, Banchá, Senchá,etc.

 

 

SABOR AMARGO. Outra característica dessa bebida tão especial é o modo de preparo. Muitas pessoas, inclusive eu, acha o chá verde muito amargo. Nesse mergulho no mundo do té, descobri que a água não pode chegar a temperatura de fervura (100grausC). Pra ele ficar bom, você precisa aquecer entre 60°C e os 85°C, ou seja, quando pequenas bolhas começam a formar-se no fundo da chaleira. Ou pra dica: a erva deve ficar em infusão por apenas 2 minutos! Eu gosto de espremer um limão ou laranja pra ficar mais gostosinho.

 

O chá envolve tantas histórias e mistérios que é difícil esclarecer tudo em um único post. Se você é um "Tealover" como eu, deixe recadinho aqui que a gente vai trocando ideias. Além de delicioso, o chá ainda traz diversos benefício pra saúde. Com o verão chegando, que tal descobrir esse mundo mágico com uma receitinha fácil de ICETEA?

 

CHÁ VERDE GELADO

 

300ml de água fervente

6 colheres rasas da erva verde

 

Aqueça a água até que as bolhinhas comecem a surgir no fundo da chaleira. Despeje num recipiente com as ervas e espero 2 minutos. Coe e adicione mais 700ml de água. Você pode colocar rodelas de limão ou laranja. Guarde na geladeira. Sirva com cubos de gelo.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

TAGS