_capa youtube CANAL (2).jpg

BRINCAR É COISA SÉRIA!


A brincadeira é a linguagem da criança e um fator fundamental no desenvolvimento infantil. O brincar ajuda a criança a perceber o sentido do mundo e cria situações vivenciadas no cotidiano. É também um momento de expressão emocional. E não é só por isso que devemos sentar com nossos pequenos para as sessões de diversão. A brincadeira também seria uma forma de estimular o desenvolvimento em 6 níveis:


O emocional - Permite que a criança conheça a si mesma e aos demais, além de favorecer a confiança e a resiliência.

O social - Promove a cooperação entre os pares e a noção do saber compartilhar, ampliando o conhecimento do mundo social do adulto.

O sensório-motor - Estimula o desenvolvimento de habilidades motoras finas e grossas, tanto no momento do deslocamento como no momento da manipulação de objetos. Também desenvolve o manejo do espaço.

O cognitivo - Desenvolve o pensamento abstrato, a perseverança, a concentração e o pensamento divergente e criativo, promove o processo de análise e síntese que facilita a organização perceptiva.

O linguístico - A criança necessita de comunicação para brincar, pois sua prática a estimula a usar a linguagem cada vez mais coerente, assim como também amplia o vocabulário, deixando mais complexas suas expressões.

O moral - A criança prende a ser solidário e reconhece o bem e o mal em seus jogos.

(fonte: Dra. Josiana Martins, em entrevista para a Revista Crescer. Ed. n. 323)


Quer saber mais? Vou dar aqui algumas sugestões de brincadeiras que você pode fazer com os seus filhos em casa.


JOGO DOS 4 ERROS - Escolha um lugar da casa pra brincar. Retire 4 objetos de lugar e peça para a criança descobrir o que está faltando. Você pode determinar um tempo para que a brincadeira acontece.


TELEFONE SEM FIO - Essa brincadeira é bacana pra quem tem mais de um filho, ou outras crianças brincando. Mas se você tiver apenas 1 filho, pode convidar o marido, os tios ou avós pra brincarem junto. Sentados numa rodinha, quem começar a brincadeira tem que dizer uma frase no ouvido de quem está sentado do lado. A frase vai sendo transmitida como um fio até a última pessoa receber a mensagem. Ela terá de dizer que frase foi dita inicialmente e todos saberão se a mensagem chegou corretamente ou se houve alguma alteração no caminho :)


JOGO DO ABECEDÁRIO - Você estipula qual será o tema da brincadeira e com qual letra do alfabeto irão jogar. Por exemplo, Animais com a letra "C". Cada jogador deve dizer um animal com a letra determinada, seguindo um sequência de vezes. Quem não souber, sai da brincadeira. O último que ficar, é o ganhador!


INVENTANDO HISTÓRIAS - A brincadeira começa com a frase "Era uma vez..." Cada um deve contar um trecho da história inventada. A mamãe pode começar, a criança deve continuar a história a partir de onde a mãe parar... O pai também entra na brincadeira dando sequência e colocando outros elementos no conto. A imaginação pode viajar para onde quiser nesse brincadeira. Será que ela terá fim?


Curtiu? Comenta aqui pra eu saber se você está gostando do conteúdo do meu blog :)



DESTAQUE
RECENTES